sexta-feira, 2 de abril de 2010

Censura

Mesmo após o fim da ditadura militar, ainda podemos ver alguns tipos de censura no nosso país. Muitas delas são feitas para os telespectadores não serem incentivados a determinadas atitudes, mas muitas outras ocorrem por motivos mais complexos.
A verdade é que a censura é vista de diferentes formas. Muitos acham certo aplicar a censura à programas de TV, rádio, jornais, etc., pois assim os telespectadores não passarão por nenhum tipo de mudança de comportamento e a sociedade será mais civilizada e educada. Já outros acham que "utilizar" a censura é, nada mais, nada menos, que tirar o direito de liberdade de expressão do povo. Se nossas ideias, pensamentos ou o que quer que seja, for censurado, perdemos total direito de nos expressar.
Para entendermos melhor o que é censura, ela consiste em qualquer  tentativa de suprimir informação, opiniões e até mesmo formas de expressão. Ela pode ser explícita, no caso de estar previsto na lei, proibindo a informação de ser publicada ou pode tomar a forma de intimidação popular ou governamental, onde as pessoas têm medo de expressar ou mostrar apoio a determinadas opiniões.
O exemplo mais recente de censura que atingiu o país nos últimos dias, foi a censura ao comercial da cerveja Devassa. A maioria das pessoas não viu nada escandaloso na propaganda que tivesse que ser censurado. Outros já pensam que o comercial é uma falta de respeito às mulheres.
Mas como agradar a todos? Sempre terão aqueles que acham que uma propaganda, ou um comentário, ou uma opinião deverá ser censurado. A verdade é que todos nós devemos ter o direito de nos expressar. Mas sempre com muita cautela e educação. Todos querem um país mais liberal e mais civilizado.

2 comentários:

  1. Professora Nelzimar Lacerda.9 de abril de 2010 às 12:26

    Parabenizo os alunos do 1° período de comunicação social da Fafic, pelas análises textuais de autores fantásticos e inteligentes desse País, como Roberto Da Matta, Jabor, Veríssimo, entre outros. Logo, fazer uma reflexão sobre a comunicação social como consciência crítica, pegando um gancho no que esses autores expressam,demonstra que vcs estão de fato, comprometidos em ser profissionais que não se deixam/deixarão alienarem-se por realismos perversos da contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  2. Belissima postagem, parabéns!

    Mas não é sobre o conteúdo que eu gostaria de falar...

    Estou no 6º Período de comunicação social - RP
    e estou com informática pendente, ai o professor rogério pediu que eu procurasse um de vocês para me interar dos assuntos!

    Ele comentou do blog e falou para eu participar com vocês, mas enfim, se houver algum problema [ ou não ] me mandem um email.

    fabio.rsr@hotmail.com

    Espero que tenha uma alma boa no 1º período!
    HAHAHAAHAHA

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Diga-nos o que achou da postagem:

Related Posts with Thumbnails