A mídia, importante fonte de informação e conhecimento, também dita modas e costumes e está presente no cotidiano das pessoas. Diante disso, é evidente sua influência não somente no que se relaciona à informação, mas também no que se refere a beneficiar determinados candidatos, influenciando a população. É antiga a manipulação dos fatos e omissão de informações no que se concerne não somente às eleições, mas como qualquer tipo de decisão que influirá diretamente no país e na economia, o que faz com que surja questionamentos por parte da população sobre o porquê de haver tal influência, podendo-se inclusive chegar à conclusão de que possivelmente isso ocorre devido a interesses políticos e econômicos da imprensa como um todo, ao eleger determinado candidato.
Um exemplo ocorreu nas eleições de 1989, quando Fernando Collor de Melo disputava o cargo para presidência do Brasil contra Luis Inácio Lula da Silva. Fez-se clara a influência de uma das maiores redes de televisão brasileira, a Rede Globo, cortando cenas e falas de Lula num debate político e aumentando o tempo de fala a Collor. Os eleitores que tinham na época acesso somente à televisão, por exemplo, provavelmente se deixaram levar pela 'sugestão' de tal emissora de TV, já que não dispunham de outros meios para buscar informação e embasar sua escolha. Segundo Emerson Cabral, editor chefe de redação da TV Gazeta Sul, afiliada à Rede Globo, a mídia influencia o público, principalmente levando em consideração a classe social a qual este público pertence. "É notória a influência da mídia na vida das pessoas, mesmo àquelas pessoas que tem pouco acesso à informação, e que essa informação seja muito restrita ou limitada. Ou seja, uma pessoa que não tem poder aquisitivo muito alto e só tem acesso a uma televisão ou rádio estaria em desvantagem quanto a um estudante universitário que além de rádio e TV, também tem acesso à Internet, assinaturas de revistas, jornais, etc".
Isso faz gerar um sentimento de dúvida quanto à credibilidade passada pelos veículos de comunicação ao público. "A imprensa é livre e tem que informar. (...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga-nos o que achou da postagem: